A cirurgia ortognática possui um certo grau de complexidade, para que seja alcançado o objetivo de obter uma nova oclusão, geralmente ocorre fratura de maxila, mandíbula e mento, e para a realização dessas fraturas o cirurgião acabe realizando alguns afastamentos de músculos e comprime algumas inervações durante a cirurgia.
Com isso, o paciente apresentará algumas parestesias temporárias, diminuição da sensibilidade de todo o rosto, justamente pela compressão dos nervos e pelo edema que é gerado no local. E um dos tratamentos para essa parestesia é o laser.
Mas calma, não é somente o laser que conseguirá resolver tudo! O protocolo ocorre com a junção do laser com algumas outras técnicas da fisioterapia que me permitem ter os resultados que eu tenho.
A parestesia também pode ocorrer em cirurgia de dentes do siso, devido a sua proximidade com o nervo alveolar inferior, podendo ser temporárias ou permanentes, a fisioterapia para este caso também está indicada para que o quanto antes você retorne com a sensibilidade habitual.